Me diz: você está diante de um compilado gigantesco de louça suja. Bem ali, na sua frente. O que você faz? Por onde você começa?
Não sei você, mas minha reação normal é não começar. Nem mexo na louça. Vou pro sofá, pego o celular, vou ver alguma coisa bacana, e “já já” eu lavo a louça.
O problema é que esse “já já” se estende muuuito. Muitas vezes não acontece. A louça fica. E isso é péssimo.
Quando eu era um garoto, minha mãe me ensinou a técnica certa pra lavar louças com eficácia máxima.
“Comece pelos copos”, ela dizia. “Eles não tem gordura e você gasta menos espuma com eles.”
Depois dos copos, ele me ensinou que eu deveria lavar os pratos menos engordurados, depois os mais engordurados, depois potes e vasilhas, talheres e depois as panelas com mais gordura.
Ok. Eu aprendi a técnica. E uso pra lavar louça até hoje. É boa e funciona. Mas nem sempre…
Quando tenho aquela montanha de louça na frente, não funciona.
Assim acontece também quando você tenta se planejar pra fazer alguma coisa pelo seu negócio. Algo que você sabe que deve fazer, mas vem adiando, procrastinando.
“É que tem tanta coisa pra fazer, que só de pensar já me dá dor de cabeça…” – você diz.
E é real. Eu sei que é real porque acontece comigo. Dor de cabeça de verdade.
E eu vou te dizer uma coisa: pra acabar com isso só tem uma saída: esqueça a técnica de lavar os copos primeiro. Lave qualquer coisa. O que estiver mais próximo da sua mão.
É o que eu faço com a louça. Não adianta ficar planejando, pensando por onde começar. TEM MUITA LOUÇA! O grande lance então é só começar.
Lavo um garfo, depois um copo que está quase caindo, depois uma panela gigante.
Enxaguo tudo, coloco no escorredor, e quando vejo a pia está um pouco mais vazia. Isso me dá um pouco mais de clareza, e então posso planejar melhor, posso começar pelos copos e fazer do jeito certo.
O aprendizado aqui é: não se deixe parar pela montanha de tarefas que podem estar na sua frente. Não vá pro sofá. Não se engane dizendo “Depois eu faço”…
Comece fazendo algo agora, e terminando. Depois faça algo mais. Fora de ordem mesmo, sem técnica. Só faça. Just Do It!
Com isso você ganha clareza, ganha força, fôlego. E tudo fica mais fácil a partir daí.
Então lembre-se: se tudo está uma bagunça, não importa muito por onde você vai começar. Só comece. E isso vai te libertar da letargia que se instalou em você. E vai salvar seu negócio, e potencialmente sua vida toda.
Em 2013 eu larguei meu cargo público no Tribunal de Justiça de SP pra viver ajudando pessoas pela internet (muita gente me criticou por isso...). Essa acabou sendo uma das melhores decisões de minha vida. Acredito em Deus, acredito em fluir, em fazer o que se ama, em transbordar na vida dos outros. Esse blog é uma das minhas maneiras de transbordar o meu melhor pra você. Espero te ajudar com um pouco do que já vivi!
A sessão expirou
Acesse novamente. A página de login será aberta em uma nova janela. Depois de logar você pode fechá-la e voltar a esta página.
Maravilhoso, como todos seus ensinamentos!!
Valeu, Malu!
Muito bom Andre, faz total sentido! Para de “mimimi” e vai la e faça!
Isso aí, meu irmão!