Erro de vendas pelo Whats App (que nem parece erro…)

By André Gibran

mar 28

Escrevi tudo pra você, mas se preferir, veja o vídeo:

Cometi esse erro bobo esses dias…

Um rapaz comprou um curso barato meu. Um curso muito bom chamado Copy na Prática. Esse curso tem o objetivo de ensinar pessoas comuns a conseguirem seu primeiro trabalho com Copy em até 15 dias.

É um método rápido, com pouco mais de 2 horas de aulas, e o objetivo é somente esse: aprender o básico de copy e conseguir um primeiro trabalho.

Acontece que o rapaz que havia comprado o curso tinha outro objetivo. Ele queria usar copy pra vender imóveis.

Conversando com ele, vi que já era vendedor há muito tempo, e tinha grande potencial de sucesso se fizesse a minha mentoria individual.

Então com muita empolgação comuniquei isso a ele: “Cara, você tem perfil pra mentoria individual. O curso que você comprou não é a melhor escolha pra você. Você não é o público certo pra ele.”

Falei isso com muita empolgação, porque de fato gostei do perfil do rapaz e senti que eu podia ajudar muito individualmente.

O papo mudou…

Mas percebi que o papo dele mudou após eu demonstrar tamanha empolgação. Ele passou a ser um pouco mais ríspido com as palavras, e inclusive criticou o fato de eu estar vendendo um curso barato só como isca pra vender um outro mais caro.

Expliquei a ele que o propósito é vender o curso certo pra cada pessoa, e que o curso de 47 reais simplesmente não se encaixava pra ele, mas era excelente pra quem está sem capital e quer aprender copy rapidamente pra conseguir o primeiro trabalho.

No final de tudo resolvi fazer o reembolso do curso barato pra ele, e ele quis conversar sobre a minha mentoria em grupo.

Contudo, pelo jeito que ele se expressou, preferi não te-lo como aluno.

Alguém que te critica desde o primeiro contato provavelmente não vai ser um cliente muito bom.

Mas a questão aqui é: qual o erro que eu cometi?

O erro

Resposta: mandei o áudio pra ele com muita empolgação. Ficou parecendo papo de vendedor.

A empolgação pode ser vista como uma estratégia de vendas por muitas pessoas. E isso acaba mais atrapalhando do que ajudando.

Antes de mandar um áudio muito empolgado, procure fazer perguntas e conhecer um pouco mais a pessoa que está do outro lado.

Com essa conversa prévia você consegue medir a temperatura do futuro cliente, e perceber que tipo de abordagem vai funcionar melhor.

Follow

About the Author

Em 2013 eu larguei meu cargo público no Tribunal de Justiça de SP pra viver de marketing digital (muita gente me criticou por isso...). Essa acabou sendo a melhor decisão de minha vida! Desde então já ajudei milhares de pessoas a usarem o poder da COMUNICAÇÃO PERSUASIVA pra construir vida nova fazendo algo que amam!

>