Necessidades e Gatilhos mentais em ação: Páscoa

By André Gibran

abr 02

Você percebe os gatilhos mentais e necessidades humanas usados na prática?

Talvez não com tanta clareza. Mas te digo que quanto mais clareza você tiver nisso, mais fácil vai ser usar esses mesmos gatilhos no seu negócio. Então vamos analisar.

Lembro que esse ano, no meio de fevereiro já havia ovos de Páscoa à venda nos mercados da minha cidade. Esse é o gatilho da antecipação, já lembrando as pessoas de que a data está chegando.

Tudo o que você faz pra lembrar as pessoas de um produto ou evento que está chegando causa antecipação: as pessoas tendem a lembrar daquilo e se preparar para o que está por vir, caso tenham de fato interesse.

Necessidade de certeza/segurança

Esse gatilho mexe com a necessidade humana básico de ter certeza das coisas, sentir segurança.

Eu, por exemplo, já tinha comprado o ovo de Páscoa das minhas filhas há muito tempo, pra não correr o risco de perder. Uma atitude que me deu segurança de que nada daria errado e de que eu não ia correr o risco de me esquecer de compra-los.

Vamos supor que você vai fazer uma LIVE na internet anunciando um novo produto do seu e-commerce, por exemplo. É claro que você quer que o maior número possível de pessoas participe.

Sendo assim, é melhor que você comece a falar dessa LIVE o quanto antes. 15 dias antes é um tempo bom na internet.

Assim você garante que mais pessoas vão participar. Muito mais do que se você tivesse anunciado apenas por 3 dias, por exemplo.

Necessidade de amor/conexão

Outro estratégia comum na Páscoa são comerciais e anúncios mostrando crianças brincando felizes, famílias contentes presenteando seus filhos com ovos de chocolate, crianças abraçando os pais com cara de felicidade.

Isso é feito pra mostrar pra você que a sua necessidade de amor/conexão pode ser suprida ao comprar ovos de Páscoa e dar pros seus filhos.

Você pode usar a necessidade amor e conexão no seu negócio também. E datas comemorativas são ótimas pra isso.

Pense nisso: que tal um anúncios simples usando esse necessidade pra vender algo do seu negócio?

Dá pra criar um anúncio mostrando um filho correndo pra mãe e dando um presente. Esse anúncio fica ainda melhor se colocado em câmera lenta. O anúncio continua com a mãe abrindo o presente e descobrindo que ganhou um belo colar, que pode ser encontrado na sua loja, claro!

E aí você termina com uma frase como: “A primeira mulher da sua vida merece todo o seu amor”.

Concordo, dá pra essa frase ser melhor, mas você entendeu a ideia. Não estou tão inspirado hoje…

Necessidade de diversidade

Outra tática usada pra vender ovos de Páscoa se baseia na necessidade de diversidade.

Várias marcas de ovos de chocolate colocam itens diferentes como brinquedos e pequenas lembrancinhas dentro de seus ovos. A marca que eu comprei, por exemplo, faz isso e vende muito: Kinder Ovo.

Minhas filhas adoram abrir o ovo e adoram ainda mais descobrir qual é a surpresa que vem dentro dele.

Dá pra usar a mesma tática no seu negócio.

Vamos supor que você é um Coach, e que venda um pacote de 5 sessões por 3500 reais.

Na sua argumentação de vendas você pode usar a necessidade da diversidade, dizendo que a pessoa que fechar o pacote com você vai ganhar 3 livros importantíssimos para o desenvolvimento dela, mas que você não revela quais são. Apenas para quem fecha.

Isso gera curiosidade e ajuda na venda.

Você percebe que uma vez que você saca as necessidades humanas e seu uso em marketing, vender fica muito mais fácil?

Se você tem vontade de aprender isso, te convido a entrar pra minha mentoria de Copywriting, que é exatamente a ciência que ensina a usar palavras pra vender.

Clique aqui pra conhecer!

Abraço!

Follow

About the Author

Em 2013 eu larguei meu cargo público no Tribunal de Justiça de SP pra viver de marketing digital (uma baita galera me criticou por isso...). Essa acabou sendo a melhor decisão de minha vida! Desde então já ajudei milhares de pessoas a usarem o poder do Copywriting pra construir vida nova fazendo algo que amam!

  • Jefferson Silva disse:

    Muito bom, conteúdo de alta qualidade

  • >