A vida é o que você percebe.
Pra viver você precisa de fato estar vivo. Respirar. Perceber que respira.
A vida é o agora que você tem. É o momento presente.
Não há vida no passado. Ele já passou. Você não consegue perceber sua respiração no passado. Olhar ao redor. Tocar as pessoas. O passado, pelo seu próprio conceito, já passou.
Se você vive com saudade do passado, então você na verdade não vive. Porque a vida é o que acontece agora. Se sua mente está no passado, ela não está percebendo o agora. Então você está fora do ar. E não vive.
Se você vive pensando no futuro, você igualmente não vive. Porque sua mente não está aqui. Ela não está sendo usada pra apreciar ou viver esse momento. Ela está no futuro. E o futuro ainda não existe.
Você pode ficar viciado em viver no futuro. Basta chegar lá onde você planejou e continuar pensando no futuro. Isso nunca acaba…
A única maneira de absorver plenamente a vida, o único jeito de viver de fato, é no agora.
Crianças fazem isso bem. Mas os adultos desaprenderam.
Olha o que dizem essa palavras de Jesus:
“Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.”
Mateus, 18:3
Esses dias, ao caminhar com minha filha de 3 anos de volta da padaria pra casa, fiquei reparando com ela olha tudo. Ela olha pras árvores com curiosidade, admira as cores das folhas, comenta algo sobre o quão áspero o tronco parece e ainda faz uma comparação entre a “pele” da árvore e a nossa pele, dizendo que a nossa é mais lisinha!
Ela absorve o momento presente. Ela verdadeiramente vive aquela caminhada, enquanto eu julgava que o caminho até em casa fosse só um obstáculo que infelizmente tinha que percorrer à pé porque estava sem carro no momento.
Sobre o Reino de Deus, que tanto esperamos, eis o que Jesus diz:
“Sendo Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência exterior; 21 nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! pois o reino de Deus está dentro de vós.”
Lucas, 17:20-21
O Reino está dentro de vós.
O Reino já é. O Reino já está. E é preciso ser como criança pra percebe-lo.
Eu digo que minha filha estava vivendo o reino aquele dia. Vivendo no agora, na eternidade. É isso mesmo. O agora é eterno. Já reparou como ele nunca acaba? Nunca passa? Estamos sempre no agora!
Como eu disse antes, crianças vivem o momento presente. Devemos nos tornar como crianças, nos voltar para o momento presente, para experimentarmos o Reino, a paz que está dentro de nós.
Você tem dificuldade pra estar presente no agora? Você acha que sofre por isso? Conta aí. Vamos conversar!
Em 2013 eu larguei meu cargo público no Tribunal de Justiça de SP pra viver de marketing digital (muita gente me criticou por isso...). Essa acabou sendo uma das melhores decisões de minha vida. Acredito em Deus, acredito em fluir, em fazer o que se ama, em transbordar na vida dos outros. Esse blog é uma das minhas maneiras de transbordar o meu melhor pra você. Espero te ajudar com um pouco do que já vivi!
A sessão expirou
Acesse novamente. A página de login será aberta em uma nova janela. Depois de logar você pode fechá-la e voltar a esta página.