Coloque seu foco na sua esfera de influência

By André Gibran

fev 04

Minha filha está doentinha. Pneumonia...

Isso já aconteceu antes, e infelizmente aconteceu de novo. Contudo, a doença ensina a gente a colocar o foco no lugar certo pra não ficar louco.

O que eu posso fazer pela minha princesa é ajuda-la na recuperação. Faço isso dando carinho, amor, os remédios certos na hora certa, fazendo inalação e prestando atenção à evolução do quadro. 

Caso ela piore, devo leva-la ao hospital. Essas são as coisas que eu posso e devo fazer.

Contudo, eu sei que quem controla o resultado não sou eu. Não está diretamente nas minhas mãos a cura rápida da minha filha. Se estivesse, com certeza ela já estaria curada agora. Mas esse resultado eu não controlo. Depende do corpinho dela, da eficácia do remédio, enfim, de múltiplos fatores.

Esfera de influência

A coisa mais sensata e saudável a se fazer em qualquer situação é se manter focado na sua esfera de influência. Ou seja, atuar sobre aquilo que você controla, e ficar tranquilo em relação ao resto.

A gente vai aprendendo com o tempo que devemos nos esforçar pra colocar o foco das nossas ações no que podemos controlar diretamente.

Nos meus negócios, por exemplo, posso controlar o processo de lançamento de um curso, mas não controle a quantidade de vendas. Posso fazer o meu melhor e o resultado não ser tão bom, porque há muitos fatores externos envolvidos também.

O recado é: em qualquer situação, faça o melhor que pode, mas não ache que o resultado é completamente controlado por você. Ele é, no máximo, influenciado por você, mas não controlado. Viva bem com isso.

Follow

About the Author

Em 2013 eu larguei meu cargo público no Tribunal de Justiça de SP pra viver ajudando pessoas pela internet (muita gente me criticou por isso...). Essa acabou sendo uma das melhores decisões de minha vida. Acredito em Deus, acredito em fluir, em fazer o que se ama, em transbordar na vida dos outros. Esse blog é uma das minhas maneiras de transbordar o meu melhor pra você. Espero te ajudar com um pouco do que já vivi!

  • Denise Alves de Souza Nicoletti disse:

    Faz pouco tempo ouvi Leandro Karnal dizer algo parecido.
    O que dá maior sentido para mim, é a sua reflexão não deixando Deus ausente. E isso faz muita diferença.
    Este tem sido meu maior exercício de vida, manter o foco. Cada dia, tem sido menos fácil. Por isso, gratidão por este combustível extra para hoje. Um abraço.

  • >