O que acontece todo mês de janeiro?

By André Gibran

jan 12

História comum: durante a comemoração de ano novo, fulano diz empolgado pra família que “Esse ano eu vou emagrecer!”

Decidido e motivado pela esperança que o novo ano traz, fulano se matricula numa academia logo na primeira semana de janeiro. Fecha o plano anual, pra não ter erro.

Fulano então começa com tudo! Vai na academia de segunda a sexta, e de vez em quando ainda faz uma corridinha de sábado, só pra queimar um pouquinho mais de gordura.

Fulano está atrás do resultado de emagrecer 15 quilos.

Lá pelo dia 20 de janeiro, fulano está cansado do trabalho. Volta pra casa pensando: “Caramba, hoje bem que eu podia ficar em casa... Só um dia não vai ter problema.”

Aí começa a queda. Falta um dia, vai no outro, falta mais um. Vai se pesar, vê que não emagreceu tanto ainda. Frustra-se. Briga com a mulher por algum motivo, tem algum desentendimento no trabalho, falta uma semana na academia.

Depois disso, para de vez. E pior, diz que esse negócio de academia não da pra ele.

O problema aqui é simples, e acontece com quase todo mundo: é querer assumir uma nova identidade do zero. Tentar forçar um hábito grandioso, como fazer exercícios físicos todos os dias por uma hora, por exemplo.

Todo mundo acha que tem que ser assim. Mas não tem. Fazendo dessa forma o resultado é esse que acabamos de falar.

Mas o que fazer, então?

Comece Pequeno!

Olha só que maluquice: a pessoa não faz exercício físico há anos e quer começar fazendo todos os dias, uma hora por dia. Pense por esse lado. Você tem uma identidade formada. Uma identidade sedentária. Se quiser desafiar essa identidade de uma vez só, se tentar mudá-la bruscamente, não vai dar certo.

A solução é ir devagar.

Faço exercícios pelo menos 3 vezes por semana há mais de 2 anos. Tudo começou quando resolvi começar a fazer apenas 5 flexões por dia. 

Quando a proposta é fazer tão pouco, é simplesmente impossível falhar.

Veja, a ideia aqui não é simplesmente correr atrás de um resultado feito louco. Se você mudar sua identidade e tornar-se uma pessoa fisicamente ativa, o resultado virá. E o melhor, não irá mais embora porque agora você tem uma nova identidade.

Quantas vezes você já tentou fazer algo novo de maneira forçada? Seja fazer exercícios, começar uma dieta ou qualquer outra coisa através de uma mudança brusca. 

Diga-me: você conseguiu resultados duráveis?

Se você respondeu não, então bora tentar algo novo?

Se você deseja fazer exercícios, que tal começar caminhando 5 minutos por dia?

Quer iniciar um novo negócio? Que tal pesquisar por novas oportunidades por 10 minutos todas as manhãs?

Quer escrever um livro? Que tal escrever um parágrafo apenas, todas as manhãs?

Você vai ver que com o tempo, em vez de escrever só um parágrafo, vai escrever dois, três, uma página inteira ou um capítulo inteiro de uma vez.

Se quiser se aprofundar nessa estratégia, o melhor livro que li sobre o assunto até agora se chama “Hábitos Atômicos”, do autor James Clear. É esclarecedor.

Follow

About the Author

Em 2013 eu larguei meu cargo público no Tribunal de Justiça de SP pra viver de marketing digital (uma baita galera me criticou por isso...). Essa acabou sendo a melhor decisão de minha vida! Desde então já ajudei milhares de pessoas a usarem o poder do Copywriting pra construir vida nova fazendo algo que amam!

>