Perguntaram a um sábio como ele conseguia ser tão calmo, e estar sempre com um ar de felicidade no olhar, ao que ele respondeu: “Quando eu estou descascando uma laranja, estou apenas descascando uma laranja, e nada mais.”
Essa frase simples ilustra o oposto do que muitas vezes acontece comigo.
Entenda que essa frase mostra que o sábio, ao descascar uma laranja, entrega-se apenas a essa tarefa especificamente. E nada mais.
Enquanto descasca a laranja ele não está pensando em que horas vai almoçar. Também não está pensando no trabalho que terá que fazer mais tarde, ou em como a caminhada de hoje cedo foi tranquila. Ele está no presente.
Até agora parece que estou escrevendo um daqueles artigos pra ajudar gente ansiosa. Não deixa de ser verdade. Mas o que estou pensando mesmo é em como rendemos mais quando nos concentramos.
Hoje eu gosto de adotar a seguinte tática no trabalho: decido o que vou fazer nos próximos 15 minutos, configuro um timer de 15 minutos no meu relógio de pulso, e por apenas 15 minutos me dedico completamente à tarefa que estou executando.
Tem dias que não faço isso. E me arrependo. Porque no final desses dias é como se não tivesse produzido nada.
A cabeça que divaga é um câncer para o trabalho. E em conseguinte, para o sucesso pessoal. Foque na laranja que está na sua frente. E nada mais.
Em 2013 eu larguei meu cargo público no Tribunal de Justiça de SP pra viver ajudando pessoas pela internet (muita gente me criticou por isso...). Essa acabou sendo uma das melhores decisões de minha vida. Acredito em Deus, acredito em fluir, em fazer o que se ama, em transbordar na vida dos outros. Esse blog é uma das minhas maneiras de transbordar o meu melhor pra você. Espero te ajudar com um pouco do que já vivi!
A sessão expirou
Acesse novamente. A página de login será aberta em uma nova janela. Depois de logar você pode fechá-la e voltar a esta página.
Preciso desse foco cada dia mais! Buscando colocar timers e cumpri-los! Pra mim, o passo mais importante!
Bora, Débora! Use os timers que você vai gostar!
Faz todo sentido pra mim.
Meu sensei ensina isso há anos…
Sábio Sensei!
Boa tarde, André!! Lendo esse seu artigo, coincidiu com a leitura que estou fazendo, HÁBITOS ATÔMICOS cujo o autor é JAMES CLEAR. Recomendo, porque é extraordinário.
Já li e concordo contigo. Recomendadíssimo!
Concordo totalmente. Muitas vezes sofro por não conseguir me concentrar totalmente no que estou fazendo.
Li em algum lugar que na verdade só existe o agora, o antes já passou e depois ainda não existe, mais ou menos isso.
É isso aí. E viver no agora é questão de prática.
Foco é disciplina,faz total diferença pra alcançar seus objetivos
Com certeza, Neusa.
Muito Verdade isso, pois hoje mesmo a tarde me dediquei apenas no Método Gibran pois fazia mais de um mês que comecei a fazer muitas coisas AO MESMO TEMPO, e hoje concretizei vários temos e assuntos que deixei para trás no Método, com essa pequena Ilustração, vi que TEMPO PRECIOSO QUE PERDI. Bom valeu para eu entender que precisamos ficar e nada mais. Valeu André Gibran, Deus te Usa em muitos momentos, e esses foi um deles. Um Braço e que Deus use VOCÊ e sua Família GRANDEMENTE em NOSSAS VIDAS.
Fico feliz, Marcio, que esteja aprendendo mais a cada dia. E mais feliz ainda por fazer parte disso. Deus te abençoe também!
É o poder do agora. Jacob Petri prega isso.
Sim. Gosto muito do Jacob!
O Pablo Marçal relata isso bem no livro os códigos do milhão. Se dedica realmente no que faz agora, sem pensar no que ainda vai fazer… isso ajuda na concentração e aprendizado.
Nesse momentos existe 3 coisas importantes.
Onde eu estou, com quem eu estou e o que estou fazendo.
“Estou na minha sala”
“Com o Andre Gibran – o dono do artigo”
“E estou Lendo o artigo”
Ou seja, esses são o 3 pontos importantes que penso para concentração e aprendizado e não fugir deles.
“Apenas descascando a laranja”
Excelente, Henrique. Obrigado por compartilhar essas 3 coisas. Vou usar!
E hoje para honrra e glória do Senhor é um baita cara de $UCE$$O. E que fica no topo da escada nos chamando , venha você consegue
Amém. Vamos juntos!
Obrigada por compartilhar.