O que é assertividade?

By André Gibran | Copywriting

Vi muita gente falar que esse ano quer ser mais “assertivo”.

Quando diz isso, a pessoa quer dizer que quer acertar mais do que errar. Quer fazer as coisas direito.

Mas ser assertivo não tem nada a ver com isso.

Ser assertivo é uma habilidade de comunicação.

A pessoa assertiva é aquela que se comunica de maneira firme e direta, clara e objetiva.

Ser assertivo é característica de bons lideres. A falta de assertividade de um líder pode prejudicar equipes inteiras. 

Na vida pessoal, a falta de assertividade pode dar a impressão para os outros de que você é uma pessoa fraca, sem certeza do que quer, sem firmeza no falarPra se tornar mais assertivo, tenha em mente exatamente o que você deseja ao se comunicar. E então, fale com firmeza. Olhe nos olhos.

Aprendi a ser assertivo durante meu ano de serviço militar obrigatório. No quartel, a comunicação fraca é desestimulada, e os jovens são orientados a ser firmes. 

Existe uma grande polêmica sobre o fato de o serviço militar ser obrigatório no Brasil. Contudo, tendo vivido essa experiência, posso falar por mim, e dizer que, pra um adulto em formação, a escola militar desenvolve habilidades que seriam dificilmente encontradas em qualquer outro tipo de treinamento.

Follow

About the Author

Em 2013 eu larguei meu cargo público no Tribunal de Justiça de SP pra viver de marketing digital (uma baita galera me criticou por isso...). Essa acabou sendo a melhor decisão de minha vida! Desde então já ajudei milhares de pessoas a usarem o poder do Copywriting pra construir vida nova fazendo algo que amam!

  • Mara Rosana dos Passos disse:

    Agradeço pela informação.

  • Cláudia disse:

    Oi boa tarde!!! Concordo quando vc fala sobre o aprendizado militar. Por mais escolas assim, obrigada pela informação.sempra valiosas treinador

  • Nadia disse:

    Com certeza o que você disse é muito importante para que eu possa ser respeitada nas minhas palavras eu preciso saber do que estou falando olhar nos olhos de quem me escuta e ser assertiva. Obrigada treinador por mais uma valiosa dica que serve para a minha vida
    FELIZ ANO NOVO

  • Denise Alves De Souza Nicoletti disse:

    Gosto muito de estudar os verdadeiros significados das palavras. Sou amiguissima do Sr. Aurelio😄. Portanto amei este conteúdo que é de muita importância. Principalmente da maneira que está aplicando a explicação, usando suas próprias experiências.

  • Elaine Aparecida disse:

    Muito bom André! Preciso lembrar sempre disso, principalmente quando for gravar meus vídeos! Obrigado.

  • Jandy disse:

    Meu muito obrigada por compartilhar seu aprendizado conosco e sempre buscando mais e mais. Feliz Ano Novo

  • >