fbpx

O que é assertividade?

By André Gibran | Copywriting

Vi muita gente falar que esse ano quer ser mais “assertivo”.

Quando diz isso, a pessoa quer dizer que quer acertar mais do que errar. Quer fazer as coisas direito.

Mas ser assertivo não tem nada a ver com isso.

Ser assertivo é uma habilidade de comunicação.

A pessoa assertiva é aquela que se comunica de maneira firme e direta, clara e objetiva.

Ser assertivo é característica de bons lideres. A falta de assertividade de um líder pode prejudicar equipes inteiras. 

Na vida pessoal, a falta de assertividade pode dar a impressão para os outros de que você é uma pessoa fraca, sem certeza do que quer, sem firmeza no falarPra se tornar mais assertivo, tenha em mente exatamente o que você deseja ao se comunicar. E então, fale com firmeza. Olhe nos olhos.

Aprendi a ser assertivo durante meu ano de serviço militar obrigatório. No quartel, a comunicação fraca é desestimulada, e os jovens são orientados a ser firmes. 

Existe uma grande polêmica sobre o fato de o serviço militar ser obrigatório no Brasil. Contudo, tendo vivido essa experiência, posso falar por mim, e dizer que, pra um adulto em formação, a escola militar desenvolve habilidades que seriam dificilmente encontradas em qualquer outro tipo de treinamento.

Follow

About the Author

Multi-Empreendedor Digital desde 2013, apaixonado em ajudar através da internet, servo de Deus, viciado em progresso e positividade. Tenho notado ao longo dos anos que pessoas de sucesso não são as mais inteligentes, as mais sábias ou as mais qualificadas. Em geral, faz sucesso quem AGE. E pra te ajudar a se tornar uma pessoa de ação é que eu estou aqui!

  • Mara Rosana dos Passos disse:

    Agradeço pela informação.

  • Cláudia disse:

    Oi boa tarde!!! Concordo quando vc fala sobre o aprendizado militar. Por mais escolas assim, obrigada pela informação.sempra valiosas treinador

  • Nadia disse:

    Com certeza o que você disse é muito importante para que eu possa ser respeitada nas minhas palavras eu preciso saber do que estou falando olhar nos olhos de quem me escuta e ser assertiva. Obrigada treinador por mais uma valiosa dica que serve para a minha vida
    FELIZ ANO NOVO

  • Denise Alves De Souza Nicoletti disse:

    Gosto muito de estudar os verdadeiros significados das palavras. Sou amiguissima do Sr. Aurelio😄. Portanto amei este conteúdo que é de muita importância. Principalmente da maneira que está aplicando a explicação, usando suas próprias experiências.

  • Elaine Aparecida disse:

    Muito bom André! Preciso lembrar sempre disso, principalmente quando for gravar meus vídeos! Obrigado.

  • Jandy disse:

    Meu muito obrigada por compartilhar seu aprendizado conosco e sempre buscando mais e mais. Feliz Ano Novo

  • >