O que é LEAD?

By André Gibran

maio 04

LEAD? O que significa isso?

Se você está começando a estudar marketing digital, vai se deparar com pessoas falando o tempo todo que você precisa captar leads, conseguir mais leads, fazer anúncios pra atrair leads.

Existem dois conceitos distintos de LEAD em marketing digital. Um geral, e um outro usado em Copywriting.

O conceito de LEAD mais conhecido é:

Lead é uma pessoa que se tornou oportunidade de negócio para você.

Exemplo: alguém entra no seu site e fornece nome e e-mail em troca de um e-book, por exemplo.

Agora você tem o contato da pessoa, e poderá se comunicar com ela pra começar um processo de marketing com o objetivo de vender alguma coisa.

Esse é o conceito mais conhecido de LEAD.

O segundo conceito, que gera alguma confusão, é o conceito usado em Copywriting. (Se você não sabe o que é Copywriting, sugiro que veja esse vídeo - CLIQUE AQUI).

Em Copywriting, LEAD também abrange o conceito tratado acima, mas além disso, também significa a INTRODUÇÃO de uma copy, ou carta de vendas.

O título e os primeiros parágrafos são de extrema importância em Copywriting.

Segundo Michael Masterson e John Forde, autores do livro GREAT LEADS (veja aqui):

"O cliente não tem tempo para ler todos os copies que recebe. Ele gastará alguns minutos com cada, talvez segundos, dependendo da qualidade do copy. Se ficar entediado, confuso ou em dúvida, ele abandonará a leitura e passará para o próximo texto."

Isso é uma grande verdade, e faz com que a introdução (ou LEAD) de um texto voltado pra vendas tenha que ser interessante, clara e impactante.

É o que os meus alunos treinam pra fazer no Método Gibran de Copywriting.

Se esse artigo te ajudou, deixe um comentário. Vou ficar feliz de ler!

Abraço!


Follow

About the Author

Em 2013 eu larguei meu cargo público no Tribunal de Justiça de SP pra viver de marketing digital (uma baita galera me criticou por isso...). Essa acabou sendo a melhor decisão de minha vida! Desde então já ajudei milhares de pessoas a usarem o poder do Copywriting pra construir vida nova fazendo algo que amam!

>