Trabalho ajudando pessoas pela internet desde 2013. De lá pra cá já fiz muita coisa diferente, iniciei muitos projetos que não deram em nada e aprendi demais com isso.
Uma das coisas que aprendi foi que ideias virão mesmo. Principalmente no mercado de marketing digital, quando você entra, as ideias começam a surgir.
Acontece mais ou menos assim: você tá tranquilo na sua casa ou escritório trabalhando, e de repente faz uma pausa pra assistir um vídeo de um cara que você segue.
O vídeo em questão traz um ideia inovadora, te dá uma luz sobre algo que pode funcionar muito bem pra você! E o que você faz então? Mergulha de cabeça na execução da ideia!
No meu caso, quando isso acontecia eu já criava um site novo, configurava todas as redes sociais pra esse site, criava capa de tudo: YouTube, Facebook, Instagram. Ficava tudo lindo, perfeito!
Aí eu começava a efetivamente trabalhar na ideia. Mas... Depois de no máximo duas semanas eu chegava à triste conclusão: aquela ideia não se alinhava com meus objetivos.
E o pior, a ideia nova acabava roubando tempo precioso dos meus negócios que já estavam rolando e gerando lucro.
Eu sempre acreditei que está tudo bem em errar. Errar é humano, como dizem. Mas persistir no erro é burrice mesmo. Cansei de errar e criei um sistema pra avaliar quais ideias eu devo levar pra frente.
É um sistema bem simples, que tem funcionado muito bem. Apelidei-o de "SMI - Sistema de Maturação de Ideias".
Basicamente o sistema consiste em:
- anotar a nova ideia em algum lugar (eu uso o aplicativo NOTION pra isso - veja o vídeo);
- anotar a data da ideia;
- a motivação da ideia;
- escrever os prós e contras;
- somente começar a colocar em prática 7 dias depois, caso ainda faça sentido.
Fiz um vídeo mostrando o sistema, e você vai aprender melhor assistindo. Veja:
André, já tenho o NOTION, mas não consigo operar nele porque não entendo inglês e também tentei passar para português sem sucesso.
Por falta de não saber o inglês entrei no curso esse ano.