40 dias postando (quase) todo dia: como foi a experiência?

By André Gibran | Empreendedorismo

Há cerca de 2 meses eu vi uma entrevista de um grande nome do marketing dizendo que há mais de uma década ele posta artigos em seu site todos os dias. O nome desse ícone é Seth Godin, e eu resolvi fazer a mesma coisa aqui no andregibran.com.

Hoje faz mais ou menos 40 dias que eu iniciei esse projeto, e digo que está sendo uma experiência muito boa.

Quando comecei eu estava de férias na casa da minha sogra, no Paraná. Postar todos os dias se resumia a acordar, e antes que as pessoas pudessem levantar, eu pegava meu celular ou iPad e ia pra um canto escrever o artigo do dia.

Daí todo mundo levantava, tomávamos café, e antes de curtir o resto do dia, eu de novo achava um canto e subia o artigo já pronto pro site, tudo no celular mesmo. Não postava imagens nem nada.

Hoje em dia, de volta ao trabalho, estou postando com antecedência. Esse artigo que você está lendo foi escrito ontem à tarde, e já programei pra que saísse hoje às 05:57h da manhã.

Mas o que está sendo bom nisso tudo?

Primeiro, minha criatividade ficou a mil. Enquanto antes eu tinha que parar e dedicar um tempo pra pensar no que escrever, hoje as ideias me vem à mente com muito mais facilidade.

Também ficou mais fácil de criar meus vídeos semanais pro YouTube. Se estiver sem ideias pro próximo vídeo, venho até o site e dou uma olhada nos últimos artigos que postei. Pronto. Saio daqui com uma ideia novinha!

Também me sinto muito mais produtivo, o que eleva minha auto-estima como produtor de conteúdo e me faz querer mais, confiar mais em mim, saber que eu posso dar conta de qualquer coisa a que me proponha.

Sei também que muita gente foi ajudada nesse período. Os acessos ao site aumentaram, e tem gente me contando no direct do Instagram que já vem ao site todo dia pra ler o artigo novo.

Outro benefício foi aumentar minha velocidade de digitação. Tô acelerado no teclado!

Próximo passo. Será?

Tenho pensado muito na ideia de passar a fazer um vídeo por dia pro meu canal do YouTube.

Sem dúvida é uma ideia muito mais ousada, e todos que eu vi que já fizeram isso, pelo menos as pessoas que sigo, dizem que é bem difícil de conseguir.

Tenho pensado em começar de leve. Hoje posto um vídeo por semana, todas as quintas às 19:00h. Tenho considerado a possibilidade de postar toda terça e quinta.

Pensei em me organizar assim:

  • Segunda-feira: gravo o vídeo de terça.
  • Terça-feira: edito, crio capa, descrição, tags, faço upload e divulgo.
  • Quarta-feira: gravo o vídeo de quinta.
  • Quinta-feira: edito, crio capa, descrição, tags, faço upload e divulgo.
  • Sexta-feira: gravo o vídeo de terça. E assim sucessivamente...

Ou talvez uma organização diferente. Posso usar um dia só pra gravação. Sexta, por exemplo, e outro só pra editar tudo.

Mas enfim, por enquanto é só uma ideia.

Recomendo que tente!

Mas com esse artigo quero dizer que se você tem vontade de fazer algo todos os dias, eu recomendo que faça. Mas com ressalvas.

Comece pequeno, sem querer ser perfeito. E vá pegando tração aos poucos.

A pior coisa que tem é se propor a fazer algo muito grande, muito perfeito, e desanimar completamente alguns dias depois por se sentir sobrecarregado.

Mas me conta aí nos comentários: você faz já algo diariamente pela sua carreira? O que? Pretende fazer? Quero muito saber!

Follow

About the Author

Multi-Empreendedor Digital desde 2013, apaixonado em ajudar através da internet, servo de Deus, viciado em progresso e positividade. Tenho notado ao longo dos anos que pessoas de sucesso não são as mais inteligentes, as mais sábias ou as mais qualificadas. Em geral, faz sucesso quem AGE. E pra te ajudar a se tornar uma pessoa de ação é que eu estou aqui!

  • Roberta Furuno Aredes Bonilha disse:

    Bom dia André ! Como você sabe sou psicanalista e no meu Instagram pessoal e no face pessoal eu posto ja tem uns 2 anos todo dia uma frase motivacional. Um conteúdo pronto claro que eu só posto e as vezes comento sobre a frase e percebi que isso fideliza as pessoas, faz diferença para quem acompanha . E eles esperam as frases diariamente !!! Agora estou com um projeto de ampliar meu Instagram do crochê com dicas simples diárias escritas ou vídeos curtos assim como mostrar mais meu dia a dia para os seguidores . Vou testar se aumenta meu público . Depois te conto. Excelente esse seu conteúdo 😉 ótimo dia

  • Mara Rosana dos Passos disse:

    Oi André!!
    Por incrível que pareça já estou movimentando o Curso Professora Criativa.
    Acompanhei os seus conselhos de 7 min. , de programar as tarefas do dia seguinte, leitura de livro indicado por você "A arte de fazer acontecer" com David Allen e gravando vídeos por etapas.
    Aos poucos já estou me sentindo uma pessoa de ação. Desde já agradeço as suas orientações nos cursos.

  • >