fbpx

Gatilhos Mentais na Prática

By André Gibran | Copywriting

gatilhos_mentais

Gatilho mental satisfaz necessidade humana

Tem uma coisa que você tem que saber... Nenhum copywriter te contou isso ainda, até porque, muitos não sabem mesmo. Não fazem essa relação...

Todo gatilho mental satisfaz alguma necessidade humana. A primeira coisa que você tem que sacar em copywriting é essa necessidade.

Fiz um vídeo pra você entender as 06 necessidades humanas. Se você não viu ainda, aqui está:

Sobre ontem...

Aproveitando esse gancho, ontem eu estava dando uma olhada na internet procurando algum serviço de área de membros.

Eu tenho dois cursos que precisam de área de membros e que estão dentro de dois sites wordpress hoje.

O lance é que eu tô cansado de ter que ficar arrumando bug de site, ter que ficar verificando se o site tá no ar, se tá lento, enfim. Uma área de membros fora do meu site resolve tudo isso, e eu tenho namorado por um tempo uma plataforma chamada MemberKit.

Se não me engano o Pedro Sobral usa ela. Não conhece? Pedro Sobral, da Comunidade Sobral de Tráfego? Se não conhece mas precisa fazer anúncios pro seu negócio, sugiro dar uma pesquisada. As aulas do cara são top demais, tipo aqueles professores malucos que a gente tem na época de cursinho, sabe?!

De volta a minha pesquisa, como não poderia deixar de ser, ao ler um artigo lá no site do MemberKit falando do produto, reparei na copy escrita por lá, e tive que fazer esse recorte pra mostrar pra você:

Olha só, achei muito bem feito esse trecho:

Eles começam falando que "a MemberKit não foi feita pra todo mundo...". A princípio me deu a ideia de ser um ponto negativo. Mas prosseguindo na leitura, eles afirmam: "Temos a honra de servir grandes players...", e citam o nome de vários profissionais top que eu mesmo sigo.

Entenda: quando eu leio que a plataforma não foi feita pra todo mundo, e que eles servem grandes players, estão presentes aí dois gatilhos: autoridade e prova social.

Se ela "não foi feita pra todo mundo", mas atende grandes players, chega-se à conclusão de que foi feita pra grandes players, ou seja, pessoas expoentes do mercado, alto nível. Passa uma ideia de coisa boa e de exclusividade. E o gatilho mental da exclusividade atende a necessidade de significância que todo ser humano tem. Necessidade de se sentir importante.

Também, ao citar os nomes dos grandes players mencionados, há o gatilho da prova social, ou seja, outras pessoas de autoridade usam a plataforma, então posso confiar porque quem entende do assunto usa a plataforma. Eles citam ainda que "centenas de instituições" também usam a MemberKit.

Prova social é um gatilho mental usado quando espera-se que o leitor sinta segurança para se decidir por comprar o produto vendido. Outra necessidade satisfeita então: Segurança!

Quer saber se eu comprei o acesso à MemberKit? Ainda não! rsrs. 

Estou no meio de um lançamento e decidi esperar um pouco mais pra usar os 7 dias gratuitos que eles disponibilizam.

E quanto a você, aproveite a lição de copywriting pra melhorar sua escrita e suas técnicas de convencimento e persuasão. Lembre-se: seu papel é satisfazer necessidades com o produto que vai promover!

Abraço!

Follow

About the Author

Multi-Empreendedor Digital desde 2013, apaixonado em ajudar através da internet, servo de Deus, viciado em progresso e positividade. Tenho notado ao longo dos anos que pessoas de sucesso não são as mais inteligentes, as mais sábias ou as mais qualificadas. Em geral, faz sucesso quem AGE. E pra te ajudar a se tornar uma pessoa de ação é que eu estou aqui!

  • Jacqueline Daniela Wink Weiller disse:

    Show, André! Copywriting é tudo de bom! Eu tenho mais facilidade para me expressar por escrita do que por comunicação verbal…mas como analiso muito o que escrevo, isso está me ajudando também nas dificuldades que tenho na comunicação verbal. É muito importante saber nos comunicar!

    • André Gibran disse:

      Show, Jacque!
      É importante demais praticar. Copy é prática mesmo, e as habilidades de escrita acabam passando pra sua comunicação em vídeo com o tempo!
      Bora!!!

  • Cristina Cunha disse:

    A cada artigo que você, André Gibran, escreve aprendo sempre e sempre mais! Estou a gostar muito de seguir os seus ensinamentos sobre copy. Trazem sempre um acréscimo de conhecimento. Agora tenho de começar a treinar 😀👏👏👏

  • EDUARDO ROCHA disse:

    MUITO ME ADMIRO DE PESSOAS COMO VOCÊ ANDRÉ GIBRAN!
    SÃO POUCOS NO MUNDO DIGITAL QUE SE PROPÕE A ENTREGAR UM MATERIAL DE TÃO BOA QUALIDADE COMO O SEU! GOSTARIA AQUI DE TE PARABENIZAR E TAMBÉM AGRADECER POR SE PROPOR A NÓS ENSINAR ESTA ARTE DA ESCRITA QUE NEM TODOS DOMINAM! TENHO APRENDIDO MUITO COM SEUS VIDEOS E PEÇO MUITO A DEUS O CRIADOR E PAI DO SENHOR JESUS CRISTO QUE TE ILUMINE E CONTINUE TE ABENÇOANDO A VOCÊ E A SUA FAMILIA FORTE ABRAÇO AQUI DO SEU ALUNO EDUARDO ROCHA!

    • André Gibran disse:

      Fala, Eduardo!
      Muito bom ler seu comentário aqui no site. Sinal de que você já está indo além do Youtube, e procurando mais conhecimento pra se aprimorar cada vez mais.
      Pessoas assim me inspiram a continuar. Obrigado!

  • >